Publicado por: Thaís Fonseca | 24/08/2010

Peter Pan

Versão em pop-up da história clássica enche os olhos, mas atrapalha a leitura

Ok, consigo entender, de verdade, que há graça em abrir um livro de pop-up. Quando é bem feito e cheio de detalhes, mais ainda. Este é o caso desta adaptação da história de J. M. Barrie. Recontar a história de “Peter Pan’’, um clássico, não é tarefa fácil, mas Robert Sabuda usou sua especialidade para dobrar papéis de diferentes cores e texturas que, calculadamente, deslizam para ganhar formas de navios, cama, sereias, entre outros cenários e personagens da Terra do Nunca.

Está tudo ali: Wendy, Peter, Sininho, peles-vermelhas, Capitão Gancho e etc, numa configuração diferente, capaz de encher os olhos, sobretudo na primeira vez em que se abre. Mas, quando deixa de ser novidade, quando os textos reservados nos cantos das páginas passam a ser o foco, as dobraduras viram um obstáculo para os cotovelos, dedos e, o que é pior, para a atenção. O lugar para as letras é pequeno, em retângulos, e ainda há espaço para sub-dobraduras.

A leitura tradicional da história, fica claro, é mais um acessório à arte de Sabuda. Ainda assim, para quem se aventurar no texto, pode ser bem mais confortável se ater ao livro tradicional (uma dica é a versão de Monteiro Lobato, também bem divertida) e reservar esta edição para curtir o trabalho artesanal dos pop-ups que, ao menos no meu caso (e idade), enjoaram logo.

Coisas legais
– Os pop-ups são realmente delicados e bem feitos. Uma das páginas, em especial, mostra Peter Pan com algumas sereias de caudas cintilantes

Coisas chatas
– O texto fica reservado no canto, em páginas duras de virar e num livro que, com tantos pop ups, fica meio pesado e desconfortável de mexer
-O livro é delicado e demanda certo cuidado

PETER PAN
Adaptação de Robert Sabuda
Tradução de Bruno Salermo Rodrigues
Editora Publifolha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: