Publicado por: Thaís Fonseca | 02/08/2010

Nicolau Tinha uma Ideia

Troca de ideias de Nicolau é refresco com gosto de utopia

Na maior parte das páginas deste livro há apenas uma frase, muitas delas completadas por balõezinhos com desenhos. A linguagem, à primeira vista, pode parecer específica para crianças pequenas, bem pequenas. Mas, acredite, há grandes chances de que a história se mostre mais profunda do que uma batida de olhos aparenta.

O principal motivo é a figura de Nicolau que, como nos mostra as ilustrações, vive no tempo da pedra. Ele e os outros personagens se vestem de peles e têm poucas ferramentas no cotidiano. Cada um tem apenas uma ideia na cabeça, até que Nicolau sugere uma revolução: ao trocá-las, elas se multiplicam e se inicia uma gama de novas ideias. A conseqüência é imediata: a vida das pessoas melhora e elas convivem e criam novas ferramentas mais complexas para comer, morar, se expressar e etc.

A ideia de Nicolau sugere, portanto, algo bem simples e civilizado, ou seja, a importância coletiva da troca, da conversa com os outros, de aprendizado mútuo. Ok, isso parece muito simples. Podemos até dizer que na escola já existe esta configuração, afinal sentamos para ouvir outra pessoa, mais sábia e experiente falar – como Nicolau, em certa altura do livro, faz ao expor sua sabedoria para crianças.

Mas algo me fez achar a criatividade do personagem ingênua – no sentido positivo – em comparação com a exposição competitiva de ideias que se vê por aí, incluindo as escolas, nas empresas, nas mesas dos bares e etc. Se Nicolau tivesse feito um concurso para ver quem teria a melhor ideia ou começasse uma corrida para que cada um executasse sua “ideia genial” sozinho, talvez estivesse mais próximo do que vejo como realidade e não tivesse interessado tanto. Entretanto, a sugestão de ideias bem intencionada me pareceu um oásis, como um refresco que desceu com gostinho de utopia. Por trás da criatividade de Nicolau está a de Ruth Rocha, autora deste livro que parece simples e fácil para crianças, mas serve também como leitura rápida e inteligente aos adultos.

Coisas legais
– As ilustrações mostram personagens bem simpáticos

Coisas chatas
– Nada, o livro é muito legal

NICOLAU TINHA UMA IDEIA
Autora:
Ruth Rocha
Ilustradora: Mariana Massarani
Editora Quinteto Editorial
34 páginas

Anúncios

Responses

  1. Queero Baaixaar Esse Liivro Naum Conssigo Mee Deer Um Siite Meelhoor..


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: