Publicado por: Thaís Fonseca | 29/03/2010

Abecedário de Aves Brasileiras

Colagens criativas dão vida a verbetes didáticos sobre aves brasileiras

A ideia de apresentar aves brasileiras em verbetes poderia ser apenas didática e ter uma cara
sem graça, mas as ilustrações desta edição são tão bonitas e criativas que conseguem o efeito contrário. Além das cores vivas, os recortes usados na técnica de colagem sobre o papel prendem a atenção com detalhes que parecem ter sido milimetricamente calculados para fazer justiça ao “design” real dos bichos.

Os desenhos dão vida ao texto, uma descrição simples, com linguagem voltada para crianças, sobre cada espécie. No total são apresentadas 23, sendo que a inicial do nome de cada uma delas representa as letras do alfabeto. Algumas figuras são fáceis de reconhecer, como a do periquito, do beija-flor e do tucano. Entretanto, na maior parte das páginas há espécies nada óbvias, entre elas o Xexéu, uma ave preta boa em construir ninhos, o Murucututu, uma das maiores corujas do Brasil, e a Harpia, ave de rapina com garras imensas.

No geral, as informações são rasas e ficam apenas em curiosidades, mas acabam sendo uma boa introdução a pássaros interessantíssimos que pouca gente conhece. Para quem se interessa mais por ilustrações do que por natureza, a edição também vale a pena pelo trabalho caprichado de Geraldo Valério, ilustrador mineiro que assina livros infantis brasileiros – entre eles um que segue a mesma linha de colagens, sobre a Amazônia -, e internacionais. Vale visitar o site oficial de Valério para conhecer mais sobre sua obra.

Coisas legais
– As ilustrações são um trabalho artístico de primeira, que é criativo ao mesmo tempo em que tenta ser fiel ao “design” real das aves
– É uma boa maneira de apresentar aves brasileiras pouco conhecidas para os leitores, tanto crianças como adultos
– A edição é um bom motivo para procurar em livros ou em sites as fotos dos bichos

Coisas chatas
– O texto traz apenas curiosidades e serve apenas como introdução. O leitor interessado em saber mais tem que ir atrás de uma pesquisa

ABECEDÁRIO DE AVES BRASILEIRAS
Autor: Geraldo Valério
Editora: Martins Fontes

Anúncios

Responses

  1. este livro é maravilhoso e estou indicando hoje lá no meu blog. linkei este post para que as leitoras tenham mais informações.
    abraços


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: