Publicado por: Heloísa Dall'Antonia | 06/10/2009

“O Fazedor de Velhos”

Vocação profissional e amadurecimento conduzem a trama

fazedordevelhosQuando a trama de “O Fazedor de Velhos”, obra de Rodrigo Lacerda, começa, o protagonista, Pedro, só consegue lutar contra sua preguiça mental porque seus pais fazem com que ele tenha contato com vários autores e estilos diferentes, mesmo que isso signifique ter que ler para ele e a irmã até os dois pedirem de joelhos para que parem. O tempo passa e curiosamente é um livro que ajuda o garoto a parecer mais velho em um momento em que suas férias dependem de ele mostrar que já tem idade para viajar de avião sem a presença de um responsável. É também nessa situação que ele tem seu primeiro encontro com o professor Nabuco, que será peça fundamental em sua existência.

Entre o final da época de escola, as desilusões amorosas e o receio na escolha por uma carreira na faculdade, Pedro vai seguindo sem grandes perspectivas até que sua vida cruza novamente com a do professor. E é nessa nova situação que o protagonista vai aprender mais sobre si mesmo e sobre o que realmente pretende fazer de seu futuro.

A identificação com o personagem, assim como com as dúvidas que povoam sua mente, é fácil. O texto acompanha todo o processo de amadurecimento de Pedro, pontuando cada diálogo representativo em sua busca por descobrir, afinal de contas, o que a vida tem para lhe dar de bom. E mesmo que a escolha profissional do leitor não se espelhe na do protagonista, o exercício de olhar para dentro de si próprio já vale a leitura.

Coisas legais
– Uma história que estimule um questionamento interior sobre a vida, sem ser auto-ajuda, já vale a menção

Coisas chatas
– Muita gente vai evitar o livro por conta de sua capa, que não é exatamente atrativa, e por conta da trama pouco convencional para a faixa etária a que se destina. Uma pena, vão perder um livro legal

O FAZEDOR DE VELHOS
Autor: Rodrigo Lacerda
Cosac Naify
136 páginas

Anúncios

Responses

  1. adorei o livro tb, extremamente bem feito e cocordo com você totalmente

  2. eu tb adorei o livro e concordo com vc em tudo

  3. adoreei o livrooooooooooo
    éé muito criativo e divertido
    ensina a se reconhecer

  4. foda

  5. esse foi o primeiro livro q li em minha vida e me identifiquei mt com ele..;;;td graças a um trabalho q minha professora d portugues passou pra minha turma.pensei q nao ia gostar mas me enganei gerallllll………


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: