Publicado por: Claudio Prandoni | 17/09/2009

“Magya”

magya_capaExcesso de clichês e trama desconjuntada prejudicam o potencial do mundo de Magya

Harry Potter estabeleceu uma fórmula de sucesso que reacendeu o mercado de literatura infanto-juvenil, propiciando assim o resgate de séries clássicas e também abrindo portas para potenciais novos talentos. Contudo, no afã de encontrar o novo “bruxinho que sobreviveu” as editoras dão vez a obras um bocado genéricas e cheias de clichês, como infelizmente é o caso de “Magya”, primeiro volume da série Septimus Heap.

A trama principia com um reino ameaçado por um poderoso e malvado feiticeiro que decide sair do exílio. De alguma maneira, envolve também o sétimo filho de um sétimo filho (que antigas lendas, em nosso mundo e no do livro, dizem conferir habilidades especiais à pessoa), princesas perdidas, bruxas, criaturas fantásticas, ratos que falam, insetos guerreiros e assim por diante. Nada que não tenha sido visto antes, mas também não significa que isso seja uma falha. O problema de Magya está na construção da história, desconjuntada, de ritmo arrastado e pouco empolgante. Para piorar, o desfile de clichês é tamanho que passa mais a impressão de que se trata de uma colcha de retalhos de tantas outras obras do gênero. Próximo ao fim a autora inglesa Angie Sage tira da cartola algumas surpresas, mas elas soam tão absurdas – mesmo no contexto de extrema fantasia – que deixam tudo sem graça.

Reclamo demais, mas nem tudo está perdido. A colagem de clichês é mal estruturada, mas se são clichês tratam-se de exemplos que em algum momento fizeram sucesso. O mundo concebido por Sage é interessante e cheio de potencial para aventuras mais divertidas. Talvez tenha pesado a estreia e a necessidade de situar todos os personagens, situações e afins. De qualquer maneira, Magya é uma jornada difícil de acompanhar até o fim.

Coisas legais
– Mundo interessante

Coisas chatas
– Excesso de clichês, conferindo a toda a trama um aspecto de reciclagem geral
– Ritmo arrastado e desinteressante

MAGYA
Autora:
Angie Sage
Editora Rocco
528 páginas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: